segunda-feira, 14 de setembro de 2009

8ª Semana

Seu útero está se pondo maior, mas as pessoas ao seu redor nem desconfiam que você está grávida, entretanto, suas roupas estão começando a ficar apertadas próximo a cintura.Quanto aos sintomas, continuam os mesmos, entretanto podem surgir corrimentos, que vão ser tratados adequadamente no momento certo quando realmente forem patológicos, pois na gravidez há um aumento de secreções sem traduzir doença.

Você sabia que a partir desta semana já é possível conhecer o sexo do seu bebê?Pois é, graças ao biólogo molecular José Eduardo Levi, do Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês, que realizou um estudo por seis anos para desenvolver um teste que identifica fragmentos do cromossomo Y no sangue materno, não é preciso mais esperar até a 14ª semana.Estamos falando da Sexagem

Fetal, um teste que embora esteja sendo realizado desde 2003 aqui no Brasil, e ficando cada vez mais popular, ainda é desconhecido para a maioria das pessoas.A Sexagem Fetal é um teste não-invasivo, com excelente grau de acerto, a mamãe não precisa de nenhuma preparação especial (não há necessidade de jejum) e todas as grávidas podem se submeter a ele. Com uma pequena amostra do sangue da mãe pode se encontrar poucas quantidades de DNA do feto. A presença do cromossomo “Y” indica que é um menino e a ausência dele, uma menina. No caso de gêmeos, se forem idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado “Y”, significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.O teste pode ser feito nos maiores hospitais e laboratórios do Brasil e o resultado sai em aproximadamente 5 dias úteis.O preço é salgado, em torno de R$300,00 a R$400,00, mas parece valer o alívio da curiosidade dos pais.

Seu bebê ganha algumas formas, mede por volta de 10 a 11 mm e o peso está em torno de 2 gramas.Embora ainda não se note a barriga, ele está se desenvolvendo bastante, e neste estágio, já é possível perceber o início da formação das orelhas, que surgem nas laterais do pescoço, da boca e dos olhos, assim como dos dois buraquinhos que darão origem as fossas nasais. Apesar dos dedos das mãos serem unidos por uma membrana de pele, já é possível distingui-los.O processo de ossificação do esqueleto (desenvolvimento das células ósseas) se inicia, e a glândula pituitária, responsável pelos hormônios que regulam outras glândulas como a tiróide e as supra-renais, começa a se formar.Os dois hemisférios do cérebro já são claramente visíveis e o órgão cresce tão intensamente que a cabeça se torna desproporcional ao corpo.Por incrível que pareça, os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical, e migrarão depois para o abdômen do seu bebê quando ele estiver bastante grande para acomodá-los.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário