terça-feira, 15 de setembro de 2009

21º Semana


Como você está mais pesada, devido ao tamanho e peso do útero, suas pernas podem inchar no fim do dia, e câimbras podem atrapalhar seu sono.O aparecimento das câimbras é resultado da pressão que o bebê faz sobre o seu sistema circulatório, mas também pode ser provocado em razão da carência de cálcio ou vitamina B1, da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.Para ajudar, coma alguma coisa salgada antes de dormir e durma com os pés elevados. Na hora de deitar, o papai também pode ajudar. Basta que ele pressione o seu pé, formando um ângulo reto com a perna, dez vezes. Isso relaxa a perna e evita as benditas câimbras.Beba mais leite, porque seu bebê cresce muito rápido e retira todo o cálcio do seu organismo.

É nesta época que surgem cloasmas (manchas de gravidez), por causa da deposição da melanina. Por outro lado, a vagina está mais elástica e úmida, o que a deixa mais sensível.

Que tal participar de um curso para gestantes? Estes cursos são muito legais, pois falam sobre a gravidez, dores do parto, técnicas para o trabalho de parto, nascimento em casa, regras dos hospitais, recuperação pós-parto, vida com o bebê, amamentação e muito mais. As pesquisas médicas indicam que as participantes destes cursos tendem a ficar muito mais calmas e confiantes antes, durante e após o parto.

Seu bebê ainda pode mudar de posição a toda hora nadando no líquido amniótico, já tem uma infinidade de glóbulos vermelhos no sangue e seu organismo começa a produzir os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa.Nesta semana, com aproximadamente 26 cm de comprimento e cerca de 360 gramas de peso, ele já começa a ouvir ruídos e a distinguí-los do som da sua voz.

Portanto, é importante que a partir desta fase, você converse bastante com ele. Esta conversa deve ser de uma maneira suave e carinhosa, pois influenciará diretamente na sua fala e escuta.

Da mesma forma com que ele identifica sua voz, consegue identificar tipos de música. Quanto mais violentas, maior será seu desagrado. Os pontapés são reações pelas quais ele comunica esse desagrado. Portanto, é aconselhável que você escute músicas clássicas, como por exemplo, as de Vivaldi e Mozart. Situações traumáticas ou desastres naturais vividos por você, também atingem o estado emocional do seu bebê.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário