segunda-feira, 14 de setembro de 2009

12ª Semana


Nesta semana, você sentirá melhoras em relação as suas náuseas e cansaço. Porém, sua respiração pode ficar mais acelerada e a digestão mais lenta, causando às vezes, prisão de ventre.Os enjôos que você deve estar sentindo, são uma resposta do organismo à verdadeira revolução hormonal que está ocorrendo dentro de você.

Nesta semana seu obstetra irá solicitar o exame de Trâslucência Nucal e o Morfológico.A
Medição da TN estuda a translucência nucal dos fetos com 12 semanas, e depois relaciona com a idade materna e antecedentes obstétricos para poder dar a probabilidade de alterações cromossômicas.A translucência nucal representa um pequeno acúmulo de líquido que ocorre na região da nuca do bebê, durante um curto período da gravidez. Kypros Nicolaides, um pesquisador cipriota radicado em Londres – Inglaterra, estudou que fetos portadores de síndrome de Down possuíam um aumento desta região, perceptível e mensurável ao ultra-som, ainda no 1º trimestre, entre 11 e 14 semanas, quando ele mede entre 45 e 84 mm de CCN (Comprimento Cabeça-Nádegas). Posteriormente, vários pesquisadores identificaram uma relação entre aumento da translucência nucal e várias anormalidades fetais, genéticas e não-genéticas. Particularmente nos fetos com cromossomos normais, várias doenças ligadas ao sistema circulatório (coração) e ósseas foram descritas. A translucência nucal possui sensibilidade média de 60% para diagnóstico de síndrome de Down, quando medida na técnica adequada. Se associada à idade materna e à medida do CCN, esta sensibilidade pode chegar a 85%. A medida de translucência nucal permite reposicionar a gestante em um cálculo de risco para cromossomopatias, grupo de doenças genéticas que inclui a Síndrome de Down. Uma gestante pode reduzir várias vezes o risco relacionado à idade, quando apresenta uma medida normal. Por ser um exame ultra-sonográfico, sem riscos para o bebê, recomenda-se sua realização em todas as gestações, independente do risco genético presente.É importante lembrar que este exame não é para diagnóstico e sim um screning para se ver a probabilidade, de acordo com a idade materna, antecedentes e espessura da prega, de se ter alguma alteração genética. O diagnóstico de certeza somente pode ser dado com estudo do cariótipo fetal, que é feito pela aminiocentese (colheita do liquido) a partir de 20 semanas, mas este exame tem indicações precisas, como primigesta idosa e antecedentes familiares de síndrome de Down.Durante o exame ultra-sonográfico para medida da translucência nucal, é realizado o ultra-som Morfológico de Primeiro
Trimestre, que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do bebê em desenvolvimento.

Neste ultra-som, vários órgãos, sistemas e vasos são pesquisados.A via de acesso é preferencialmente via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal.Por ser mais detalhado, o exame é mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de bebês, a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc). Além disso, é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional, a principal datação da gestação (que será utilizada como referência para toda a gestação) e o comprimento do bebê (CCN - Comprimento Cabeça-Nádegas).

O cérebro não tem o mesmo tamanho que no nascimento, porém tem a mesma estrutura.

Formam-se as cordas vocais e seu bebê já pode emitir sons. O fígado começa a segregar bílis e os intestinos já migraram do cordão umbilical para o abdômen do bebê. A tiróide e a bexiga estão completamente construídas, bem como o pâncreas, que começa a produzir insulina.Seu bebê já tem seus reflexos e também movimentos de prática na área digestiva. Tudo isto em preparação para vida de extra-uterina. Agora ele se encontra com aproximadamente 89 mm e pesa de 12 a 14 gramas.

Se na próxima consulta seu médico usar um Doppler, você poderá ouvir o coração do seu bebê bater. Ele soará muito rapidamente e será confuso como o som do trote de um cavalo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário